sexta-feira, dezembro 29, 2006

Bull vs Bear


Tenho que confessar que sou um adepto incondicional do investimento na bolsa de valores desde há precisamente 10 anos. Para comemorar esse aniversário vou tentar incutir o bichinho da bolsa em cada um de vocês.

Sempre achei piada à ideia de sermos os responsáveis directos pelo crescimento (ou não) das nossas poupanças. A rentabilidade que a melhor conta a prazo nos pode oferecer será 5% a 6%. Esse redimento pode facilmente ser obtido num dia de bolsa. Existem também outros produtos que a banca nos oferece, produtos esses cujos rendimentos são obtidos maioritariamente nos mercados de capitais. O problema é que apenas recebemos a parte dos lucros que a banca muito bem entende. Entretanto quer o nosso dinheiro esteja à ordem ou noutro qualquer tipo de aplicação, eles (banca) estão a fazer crescer o nosso dinheiro para proveito próprio. Então porque não investirmos nós mesmos o que é nosso e ficar com todo o lucro (prejuízo)???

Este ano que termina vai ser mais um ano “bull”, isto é, mais um ano em que a bolsa subiu. A terminologia bolsista é bastante engraçada. Existe uma luta entre os “bulls”, os que acham\querem que uma acção (ou a bolsa) suba, e os “bears”, os que acham\querem exactamente o contrário. Porquê esta luta? Porque tanto se pode ganhar dinheiro quando uma acção sobe ou quando desce, bastando comprar se se achar que uma acção vai subir ou “shortar” (vender) caso se ache que vai descer. Parece muito fácil, ou sobe ou desce, portanto temos 50% de hipótese de acertar. Mas isto não é um jogo, embora há quem diga que sim, e ninguém está interessado em apostar as suas poupanças. Queremos investi-las com uma garantia mínima que iremos ter uma recompensa no futuro.

Eu sou um “bull” por natureza. Como tal só aqui vou dar dicas para comprar acções. A bolsa portuguesa (Psi 20) assim como as americanas (Nasdaq e Dow Jones) estão a atingir os máximos dos últimos 5 anos. Como tudo o que sobe, desce, os “Bears” afirmam que para o ano vai ser só descer. Eu discordo. Acho que o próximo ano vai ser óptimo para quem quiser “enterrar” uns trocos na bolsa. E o melhor sítio para investir é no Nasdaq. Como fazer isso? Através de qualquer online banking é facil comprar e vender acções em qualquer mercado do mundo. Mas para quem vai começar agora o melhor é começar virtualmente por forma a ganhar alguma experiência e confiança para investir a sério (além de que andamos sempre mal de finanças e as poupanças já têm destino). Para investir na bolsa portuguesa temos por exemplo http://www.portaldebolsa.com e no Nasdaq http://investsmart.coe.uga.edu/C001759/stocksquest/mystocks.htm. São dois jogos virtuais que usam os valores reais dos mercados e que permitem criar e gerir portfolios.

Por último, senão em vez de bichinho dou-vos é uma grande seca, deixo aqui duas sugestões para 2007. Uma companhia energética, IVAN($1.28), e uma biotecnológica, GNBT ($1.61). Esta última, entre pesquisa da cura para diversos tipo de cancro e outro tipo de maleitas que podem fazer furor na bolsa em caso de sucesso, é a mais forte concorrente no mercado americano para o fabrico da vacina da gripe das aves. Desconfio que vamos ter notícias desta doença em 2007.


P.S.
Deixo aqui três sites úteis para quem quer iniciar a vida bolsista:

http://www.cnnfn.com

1 Comentário(s):

At 12/30/2006 05:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse:

Oh Porra, ora aqui está um post de muito interesse! Não é que os outros não sejam, mas eu já tenho esta curiosidade há muito tempo. Vou investir no estudo destes sites, e quem sabe partir à aventura!

Obrigada e um beijinho!
Já agora também aproveito para deixar muitos beijinhos a todos e que o Ano de 2007 venha com muita Saúde.

 

Enviar um comentário

<< Home