quarta-feira, outubro 04, 2006

Praxe

Ex-caloira pede 70 mil euros de indemnização ao Instituto Piaget
Uma ex-caloira do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros que se queixou de abusos nas praxes em 2002 pede uma indemnização de quase 70 mil euros ao estabelecimento de ensino, anunciou hoje a aluna.
Em declarações à Lusa, Ana Sofia Damião disse sentir-se "lesada" pela forma como a direcção do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros conduziu o caso e quer ser ressarcida por alegados "danos morais e patrimoniais".

Fonte: DN

Estudei em Coimbra mas não gosto da praxe. A ideia de que o objectivo da praxe é integrar os alunos é simplesmente ridícula. Quando recebemos pessoas novas em nossa casa, ordenamos-lhes que gatinhem ou desenhamos nas suas testas frases como "eu sou um burro" para que se sintam integrados? Se estes procedimentos fossem tão eficazes na integração dos novos membros da academia então seriam já adoptados noutros contextos, como nas empresas, onde em vez dos programas de acolhimento e integração, com muitas apresentações e almoços com os directores pelo meio, teríamos sessões de praxe, onde colocávamos os novos colaboradores a comer com as mãos e a cantar a "abelha maia" no refeitório. A praxe não me convence... É, na maior parte das circunstâncias, apenas mais um espaço onde o ser humano dá largas às suas tendências déspotas.

12 Comentário(s):

At 10/04/2006 09:33:00 da manhã, Blogger bluewater68 disse:

Olá, estudei em Lisboa mas não gosto da praxe. E tú?
Bem, a propósito desta notícia, que pude ver na SIC Notícias, enquanto tomava o piqueno almoço, reparei na entrevista a um tal de "dux", "veterano da praxe" (creio que era isso que tinha escrito). Acho que era o mesmo a que se referia o post Bolonha obriga a alterar a praxe.
Bem, a figura do tipo é o máximo. Eu sei que cabelos brancos não indicam a idade certa, mas, no caso deste, ele aparenta ter 30 e muitos. Será verdade? será que o tipo ainda estuda?
Se assim for, será que esse tipo ainda não percebeu que a ideia de um curso superior é entrar e acabar? tá bem que se podem perder um ou dois anos por causa da inconsciência ou loucura, mas, fazer disso profissão?
Ó dux, basa men!

 
At 10/04/2006 11:55:00 da manhã, Blogger HRocha disse:

Olha que coincidência. Eu também “andei” em Coimbra. Penso que quando se fala de praxe esta é a palavra mais adequada. Dizer estudei ali ou acoli é para cotas.

Não sou a favor das praxes. Acrescento ainda que nunca praxei ninguém nem tive afilhados (mas tenho uma afilhada de 3 aninhos). Os únicos padrinhos que tive foram os de baptismo e de casamento. Mas devo dizer que nem tudo na praxe é mau. Mostra quem tem personalidade e quem não tem. Pode fazer com que o jovem recém universitário ganhe o respeito de colegas e funcionários. Aqui vai a minha história pessoal.

Tinha acabado de chegar a Coimbra. Ainda só tinha 17 anos (ai que saudades). Ainda pouca barba tinha (mas muito cabelo, então) mas já era um mocinho crescido. Estava ofegante por ter subido as escadas monumentais pela primeira vez. Atravesso a rua e ei-los. Os doutores! Malta do segundo ou terceiro ano mas já são doutores. E doutoras. Berra-me um deles: “Tu caloiro aí. Anda cá. Já!” Eu já vinha avisado mas mesmo assim tremi como varas verdes. Mas não fui lá. Comecei a contornar o grupo na direcção do Dept. de Matemática. Chegam-se dois fedelhos à frente para me barrar o caminho e brada um deles: “Ó caloiro. És surdo? Não ouviste o doutor a chamar?” Tentei fazer o olhar mais displicente que conseguia mas acho que só transpareceu medo. Replica o outro: “Então? Não dizes nada?” E então, como que por inspiração divina, chego-me à frente e digo baixinho: “E se fossem mas é pró CARAL..” Não sei se os apanhei desprevenidos, se foi pelo facto de eles pensarem (como quase todos pensam) que no norte se diz carago, o facto é que se afastaram e eu lá segui o meu caminho. Logo os funcionários do Lab. de Cálculo, que assistiram a tudo isto, me perguntaram o que eu lhes disse. É claro que não lhes disse pois achei que assim os ia impressionar mais. Limitei-me a encolher os ombros como se aquilo fosse uma situação banal para mim.

 
At 10/04/2006 12:09:00 da tarde, Blogger V andrade disse:

Ó porraquetavadificil essa história é do c...inho! Eu imagino com esse teu ar assustador eles morreram de medo. Boa resposta!

 
At 10/04/2006 01:55:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse:

Grande coisa.... eu espetei dois bananos em dois "doutores". Remédio santo, nunca mais me chatearam. Assim é que se ganha respeito. Nem avisei para irem primeiro para o ca****. Foi logo. Pum, pum. Acabou-se a festa.

 
At 10/04/2006 02:19:00 da tarde, Blogger bluewater68 disse:

Dassse...com tanta ordinarice também tinha que dizer a minha.
Dois pequenos comentários:

1) Será que o local de frequência do curso também deveria aparecer no email? tipo: pedro.juno.engenheiro.andeiemcoimbra@etc.pt? fica a sugestão.

2)Ainda hoje, os caloiros desprotegidos do curso de matemática de Coimbra, ajoelham-se junto ao busto mandado erigir em homenagem de "porraquetavadificil", e gritam em uníssono a célebre frase de guerra: "E se fossem mas é pró CARAL..”

 
At 10/04/2006 02:58:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse:

Muito bem. Muito bem. Estou a gostar disto!! Mas não vou alinhar nas cara******.... se não deixamos de ter visitantes....ou então aumenta o share, como nas nossas queridas estações de TV, Sic e Tvi, a propósito das escaldantes e aclamadas cenas de sexo....LOL

Bem... mas a propósito do comentário do Porraquetavadifícil, acerca de ter ou não ter personalidade... senti-me um bocado mal... porque eu fui praxada!! Infelizmente não tive essa coragem de mandar todos para o outro lado... MAS não sei se me posso aqui redimir (e mostrar que tenho alguns restos de personalidade!!lol), posso dizer que tive mais que uma afilhada e não me lembro de a praxar...fui uma verdadeira madrinha, comprei-lhe o penico e a chupeta!! É verdade que participei na praxe... mas achava tudo uma grande parvoíce.... como ainda hoje acho...

Ainda esta segunda-feira vi um grupo de Senhoras Doutoras (leia-se malta do 2.º ano) a mandarem um grupo de caloiras a pôr-se de 4.... mas depois não sei o que se passará com estas "gaijas" que elas não praxam, nem falam...berram: "CALOIRA, JÁ DE 4, SUA BESTA!"... que bonita forma de integração....

Enfim...aqui fica a minha experiência.

Mr. Anderson gostei da sugestão para o e-mail... fica realmente muito mais distinto! uma pessoa tem que se diferenciar, quer dizer...

 
At 10/04/2006 03:25:00 da tarde, Blogger bluewater68 disse:

Não tenho nada de importante para dizer, mas estou a adorar este post. Isto, porque tenho a esperança que finalmente se atinja a marca de 10 ou mais comentários.
Força malta.
Shiné, no outro post, fiz mais umas sugestões para o Email. Incluir a média de fim de curso e uma frase de engate, tipo:

pedro.juno.engenheiro.
andeiemcoimbra.19.
tenhoumgrandacarrao@etc.pt

 
At 10/04/2006 03:40:00 da tarde, Blogger V andrade disse:

Mais uma contribuição para os 10 comments...

Ou então, pedro.juno.engenheiro.
andeiemcoimbra.19.
tenhoumgrandacarrao.todobom@etc.pt

Isto para integrar a ideia de génio da minha colega

 
At 10/04/2006 03:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse:

LOL... Eu não sei vamos chegar aos 10.... mas a tenho que contribuir com mais esta sugestão...


E se acrescentássemos a "orientação sexual"???

pedro.juno.engenheiro.
andeiemcoimbra.19.
tenhoumgrandacarrao.todobom.hetero@etc.pt

 
At 10/04/2006 06:51:00 da tarde, Blogger HRocha disse:

Ora se não me engano este já é o décimo comentário. Sim senhores, só umas horitas (de intervalo para trabalho) sem vir ao blog e o que aqui vai!! Quanto ao busto, lá está ele erigido em frente às matemáticas. Se é uma homenagem à bravura de um ex-caloiro isso é que já não sei.

Quanto aos dois bananos do irokumata, deixo apenas a minha humilde contribuição referente ao email:

irokumata.excaloiro.andeiemcoimbra.maisde10.
tenhoumgrandecarrao.emuitabasófia@etc.pt

 
At 10/04/2006 07:02:00 da tarde, Blogger bluewater68 disse:

:)
bem...quem diria que este post iria dar tantos comentários.
O busto é mesmo de coragem.
Aqui o Men faltou os dois primeiros dias na Faculdade para evitar cenas tristes. Mais, antes havia pedido que lhe comprassem os papéis da inscrição.

 
At 10/04/2006 07:12:00 da tarde, Blogger HRocha disse:

Tenho que fazer uma ressalva para que não haja mal entendidos, pois não deixei isso claro. Quando disse:

"Mas devo dizer que nem tudo na praxe é mau. Mostra quem tem personalidade e quem não tem."

Estava a referir-me aos que não querem ser praxados e o são. E mesmo para esses fica a ressalva de poderem ter sido praxados à força, por exercício de violência física e não apenas psicológica.

Para os que quiseram ser praxados, e penso serem muitos, isto não se aplica pois fizeram-no por gosto. Por isso disse "Não sou a favor das praxes" em vez de dizer "Sou contra as praxes". Penso que as praxes devem ser feitas entre quem quer praxar (não são todos os «doutores») e em quem quer ser praxado (caloiros suficientes para haver praxes).

 

Enviar um comentário

<< Home