segunda-feira, março 26, 2007

Eis o maior português de sempre!!!


3 Comentário(s):

At 3/26/2007 10:24:00 da manhã, Blogger HRocha disse:

Em 26 de Outubro de 2006 quando este blog estava no seu auge fiz um post igual a este mas com o seguinte título provocador: «Será este o eleito dos portugueses como maior português de todos os tempos?»

Para surpresa minha só houve 5 comentários e não consegui a polémica e discussão que pretendia. Se não o consegui então, muito menos o espero agora. Vou-me limitar a dissertar um pouco sobre este assunto.

Há males que vêm por bem e bens que vêm por mal. É o que a sabedoria popular nos diz. O vencedor deste concurso não é um bem certamente (não vou dizer que é um mal para não afectar os milhares de Salazaristas convictos deste país). Mas há lições que se podem tirar daqui. E não vou cair na asneira de pensar que pouca gente votou e só votaram os mais radicais. Vou tirar as minhas ilações resumida numa só assumindo que esta votação reflete de facto o que o nosso povo pensa.

* Apesar de estarmos numa democracia consideramos um ditador menos tirano que os democratas que elegemos e (se) nos governam.

 
At 3/26/2007 02:25:00 da tarde, Anonymous Anónimo disse:

Como eu previa desde início, este concurso é uma grande charada.... aliás chachada... Quem é que se lembrou de fazer uma coisa destas, para depois vencer Salazar?

Eu confesso que quero acreditar que houve muita gente que não ligou "pêva" ao concurso e que não votou... assim como eu.

Por isso não me aquece, nem me arrefece. O que é certo é que oiço bastantes vezes: "isto no tempo de Salazar é que era!" e ora cá está ele: vencedor de um concurso! lol isto só pode dar para rir...

Nice post Porra!

 
At 3/26/2007 06:45:00 da tarde, Blogger V andrade disse:

O maior português de sempre?

1. Só o título do programa é, logo à partida, ridículo. Como comparar Camões a José Mourinho, ou Luís Figo a Afonso Henriques? Poderei dizer que Vasco da Gama que chegou à Índia, foi melhor que a Rosa Mota que no século XX foi a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica? Será a Amália, com a sua voz inconfundível, alguém menor do que …
São, efectivamente, todos pessoas invulgares, personalidades extraordinárias, de áreas tão diferentes que não são comparáveis.

2. Salazar. Como explicar? Em primeiro lugar, nas nossas análises somos influenciados pela contemporaneidade. Ainda mais quando o nosso país não é propriamente culto. Provavelmente, mais de metade dos portugueses não sabe quem foi o Infante D. Henrique, ou D. João II (é triste mas é verdade). Salazar e Álvaro Cunhal todos sabem.
Depois, o facto de estarmos perante um momento difícil da nossa história, em que todos os dias somos confrontados com “esquemas”, com corrupção, com despedimentos em massa, com contenção, por um lado, e esbanjamento por outro, leva-nos a questionar o estado actual das coisas. Seria melhor com Salazar? Eu estou certa que não. Mas a memória é selectiva (por isso, quando morremos todos somos excelentes homens e mulheres) e as pessoas esquecem o Salazar das perseguições, do Tarrafal, da censura e lembram-se apenas da pessoa austera, recta, que gerava obediência, lembram-se dos alunos que respeitavam os professores, dos cidadãos que respeitavam as leis.

3. Sinto vergonha, hoje. Salazar ser o melhor português, é como se em Espanha fosse eleito Franco, em Itália, Mussolini, na Alemanha, Hitler. O programa vale o que vale, que é, afinal, muito pouco, mas… não gostei!

 

Enviar um comentário

<< Home